Perguntas frequentes

Cadastro

  • Quem pode utilizar os servi?os do Mycontas

    O Mycontas pode ser utilizado por Pessoas F?sicas e Jur?dicas. Ao efetuar o cadastro, basta especificar a qual tipo se destina.
     
    Se voc? quiser contolar suas finan?as e as da sua empresa no mesmo cadastro, basta marcar as duas op??es.

  • Posso ter mais de um cadastro no Mycontas?

    Sim, pode ter quantos cadastros quiser, desde que o E-mail de login seja diferente.

  • Os dados cadastrais podem ser alterados?

    Sim. Para alterar os dados cadastrais, basta acessar Administra??o -> Empresa ou Administra??o -> Usu?rio e realizar as altera??es desejadas.

  • Minha conta foi inativada. Como fa?o para reativ?-la?

    Para reativar sua Myconta, entre em contato com o Suporte -  atrav?s dos telefones: (11) 2122-2471 / (16) 3116-2001 ou pelo e-mail suporte@mycontas.com.br e solicite a reativa??o.

Conta Eletrnica

  • O que ? a Conta Eletr?nica Myconta?

    A conta eletr?nica Myconta oferece, aos usu?rios cadastrados, os mesmos servi?os que uma conta banc?ria oferece e custos mais baixos. A conta ? pr?-paga, isenta de mensalidade ou anuidade, no Plano Free, e as tarifas s?o descontadas ? medida que os servi?os s?o executados.

    O Mycontas n?o ? um banco. ? um intermediador de coban?as e administrador de recursos de terceiros.

    Oferece diversos produtos, tais como: solu??es de cobran?a, pagamento de contas de servi?os p?blicos e boletos banc?rios, transfer?ncia de valores, recarga de telefones pr?-pagos, entre outros.

    O cliente Mycontas pode usar seu saldo dispon?vel para efetuar pagamentos de boletos banc?rios ou conta de ?gua, luz, telefone, celular, g?s, etc, at? o dia do vencimento.

    O saldo dispon?vel na Myconta ? movimentado de acordo com a necessidade do cliente e pode ser transferido a qualquer momento para qualquer conta banc?ria via DOC, TED ou dep?sito banc?rio com cheque, inclusive para contas de terceiros.

  • Como fa?o para acompanhar as movimenta??es efetuadas em minha conta eletr?nica Myconta?

    O Mycontas disponibiliza extratos e relat?rios de sua conta para acompanhamento de todas as transa??es efetuadas.

    Para acessar os extratos de sua Myconta clique em Lan?amentos -> Lan?amentos. O Extrato ser? exibido com cada opera??o separadamente.

    Utilize o formul?rio de Busca para localizar registros espec?ficos de clientes, localizar lan?amentos em datas anteriores e gerar diversos relat?rios.

Cobrana Myconta

  • Como funciona a Cobran?a Mycontas?

    O Mycontas permite que os usu?rios enviem cobran?as via email e/ou correio, tornando o processo mais ?gil, simples, seguro e de menor custo. A cobran?a ? configur?vel em todos os sentidos (descri??o, multas, descontos, logotipo) e seu hist?rico ? armazenado desde o primeiro momento.

    Os meios de pagamento oferecidos atualmente s?o: Boleto Banc?rio, Cart?o de Cr?dito, Cart?o de D?bito e Transfer?ncia Online.

    O usu?rio acompanhar? atrav?s de extratos e relat?rios, as cobran?as pagas, vencidas, canceladas, etc.

    Para acessar os relat?rios de cobran?a, clique em Myconta -> Cobran?a -> Administra??o e utilize o formularios de Busca para criar os relat?rios que desejar.

  • Como fa?o para cadastrar meus clientes que receber?o as cobran?as (Sacados)?

    Os Sacados s?o os destinat?rios das cobran?as. Para cadastr?-los, basta acessar Cadastros -> Clientes/Fornecedores -> Cadastrar. Selecione se ? Pessoa F?sica ou Pessoa Jur?dica e clique na op??o Cliente.

    Preencha os campos Nome, CPF e E-mail e, no caso de envio de cobran?a via CORREIO ou pagamento via Cart?o de Cr?dito, preencha o endere?o completo do Sacado e clique em Salvar.

  • Como fa?o para enviar uma cobran?a atrav?s do Mycontas?

    Para registrar e enviar uma cobran?a, acesse Myconta -> Cobran?a -> Registro, selecione o sacado que receber? esta cobran?a, atribua esta cobran?a a uma conta do 'Plano de contas' e depois preencha os campos Valor, Vencimento e Demonstrativo (assunto da cobran?a).

    No t?pico 'Instru??es (Multas e Descontos)', voc? pode configurar instru??es de descontos, multas e juros.

    No t?pico 'Meios de Pagamento', selecione quais meios ser?o utilizados para realiza??o desta cobran?a. Podem ser Boleto banc?rio, Cart?o de cr?dito, Cart?o de d?bito e Transfer?ncia.

    Clique em Continuar, digite a sua senha de acesso e clique em Autorizar.

  • Eu cobro mensalidade dos meus Clientes, existe alguma forma de envio de cobran?as peri?dicas?

    Sim. O Mycontas oferece o servi?o de Agendamento para envio de cobran?as peri?dicas, tais como mensalidades, anuidades, etc.

    Para registrar um Agendamento acesse Myconta -> Cobran?a -> Agendamento -> Cadastrar. No campo 'T?tulo do agendamento' atribua um nome a esta cobran?a, isso facilitar? sua localiza??o e manuten??o. Esta informa??o n?o ser? exibida aos seus clientes.

    Atribua esta cobran?a a uma conta do 'Plano de contas' e depois selecione o sacado, preencha os campos Valor, Vencimento e Demonstrativo (assunto da cobran?a).

    No t?pico 'Instru??es (Multas e Descontos)', voc? pode configurar instru??es de descontos, multas e juros.

    No t?pico 'Meios de Pagamento', selecione quais meios ser?o utilizados para realiza??o desta cobran?a. Podem ser Boleto banc?rio, Cart?o de cr?dito, Cart?o de d?bito e Transfer?ncia.

    No t?pico 'Configura??es do agendamento', preencha os campos Data 1? Vencimento, Anteced?ncia, Intervalo de Lan?amentos que esta cobran?a ser? enviada. Verifique se a op??o 'Situa??o' Ativo est? selecionada e clique em Salvar.

  • O que ? PIN?

    O PIN ? uma senha num?rica pessoal e intransfer?vel, solicitada quando cada usu?rio efetua transa??es que requerem maior seguran?a.

  • O PIN e a Senha podem ser alterados?

    Sim, para atualizar o PIN, basta clicar sobre o nome do usu?rio, no canto superior direito e depois em "Meu Perfil". Role a p?gina at? a se??o "Chave de seguran?a PIN", coloque a sua senha de acesso no campo "PIN ATUAL". Nos campos "NOVO PIN" e "REDIGITE O NOVO PIN" coloque a nova senha n?merica.

Pagamentos

  • Posso efetuar pagamentos utilizando o Mycontas?

    Sim, com o saldo dispon?vel na Myconta voc? pode realizar pagamentos de Contas de Servi?os P?blicos (?gua, luz, telefone, g?s, celular, etc.) e Boletos Banc?rios at? ?s 15 horas da data de vencimento.
    Aten??o para a data de vencimento, pois s? ser?o aceitos pagamentos ap?s ?s 15 horas se a data de vencimento for maior que a data atual. Neste caso o pagamento ? efetuado no pr?ximo dia ?til

  • Como fa?o para pagar um Boleto ou uma Ficha de Compensa??o atrav?s do Mycontas?

    Para efetuar o pagamento de um boleto ou uma Ficha de Compensa??o, acesse Myconta -> Pagamentos -> Boleto Banc?rio. Digite os n?meros da cobran?a na linha digit?vel do c?digo de barras, a data do vencimento, valor do t?tulo, plano de contas, favorecido, n?mero do documento e descri??o.
    Lembre-se que ? necess?rio possuir saldo dispon?vel em sua Myconta para efetuar esta transa??o com sucesso.

  • Como fa?o para pagar Contas de Servi?os P?blicos (?gua, luz, telefone, etc.) atrav?s do Mycontas?

    Para efetuar o pagamento de Contas de Servi?os P?blicos, basta acessar Myconta -> Pagamentos -> Conta de Servi?os, digitar os n?meros do c?digo de barras, a data de vencimento, valor, plano de contas, favorecido e descri??o.
    Lembre-se que ? necess?rio possuir saldo dispon?vel em sua Myconta para poder realizar esta transa??o com sucesso.

  • Possa pagar um boleto que tiver a instru??o de desconto para pagamentos at? determinada data?

    Sim, pode ser pago.
    Para pagar boletos com desconto, acesse Myconta -> Pagamentos -> Boleto Banc?rio.
    Digite os n?meros da cobran?a na linha digit?vel do c?digo de barras. O valor sem o desconto aparecer? no campo "Valor do t?tulo". Ent?o apague o valor que estiver l? e digite o valor da conta subtra?do do desconto.

  • Ser? emitido um comprovante de pagamento?

    Sim, o comprovante estar? a disposi??o no extrato de lan?amentos. Acesse Lan?amentos -> Lan?amentos, localize o pagamento e clique sobre o bot?o que se encontra do lado direito do mesmo.

  • Posso pagar contas de boletos de terceiros com o saldo da minha Myconta?

    Sim. As contas n?o precisam estar em nome do assinante da Myconta. Elas podem estar em nome de qualquer pessoa. Basta ter um c?digo de barras para que sejam aceitas.

Pagamentos com Cartes

  • O que ? Autentica??o Adicional para pagamento com cart?es?

    Comprar pela internet est? ainda mais seguro.

    Com a autentica??o adicional para compras online, v?lida desde 15/02/2012, o seu cliente tem ainda mais seguran?a nas compras em lojas virtuais. Antes, o cliente digitava o n?mero do cart?o e o c?digo de seguran?a (3 d?gitos que constam no verso do cart?o). Agora, ? necess?rio preencher mais campos.

    De forma aleat?ria, os dados solicitados podem ser:

    • A senha do Internet Banking; autentica??o adicional
    • A senha do cart?o;
    • Um n?mero do cart?o de seguran?a online do Internet Banking.
    Na hora da compra. Cada bandeira tem seu pr?prio sistema.

    Cliente VISA: procure o logotipo Verified by Visa.
    Cliente MasterCard: procure o logotipo MasterCard SecureCode.

    A Autentica??o Adicional ocorre dentro do ambiente do banco do pr?prio cliente.

    Bancos participantes da autentica??o

    Transa??es ? cr?dito: Santander, Bradesco, Ita?, HSBC, CitiBank e Credicard.
    Transa??es ? d?bito: Bradesco.

    Links relacionados

  • Solicita??o de senha do cart?o. Porque o banco est? solicitando a minha senha?

    Alguns clientes que utilizam cart?es dos bancos Bradesco, Ita?, Citibank, HSBC e Santander est?o sendo redirecionados para uma tela do seu Banco. Isso ? normal e porque acontece?

    Conforme informado por Regina Candida de Oliveira do Suporte Web E-commerce da Cielo eCommerce, este procedimento se d? para aumentar a seguran?a nas neg?cia??es na WEB.

    Informamos que ? normal os cliente serem direcionados para uma p?gina do banco, onde solicita senhas ou dados do mesmo.
    Isso acontece optando por autenticar as vendas (autenticar = o banco verificar os dados do portador, para ver se ? este mesmo efetuando a compra, j? para evitar fraudes de cart?es ou fraudes de compras na loja). Neste momento cinco bancos participam do modo de autentica??o: Bradesco, Ita?, Citibank, HSBC e Santander, onde ap?s informar os dados do cart?o s?o direcionados ao internet banking para confirma??o de alguns dados pessoais, para pr?pria seguran?a do portador e da loja.

    Deste modo, sendo o cart?o do cliente liberado para autentica??o e emitidos por um destes 5 bancos, sempre ser?o encaminhados ao ambiente do banco. Seria parte do fluxo da venda autenticada.

    Estamos a disposi??o em caso de d?vidas!
    Atenciosamente,

    Regina Candida de Oliveira
    Suporte Web E-commerce
    Cielo eCommerce
    Tel: 4002-9700 (Capitais e regi?es metropolitanas) e 0800-570-1700 (Demais localidades)


    Links relacionados:

Transferncias

  • Como fa?o para transferir valores da minha Conta Eletr?nica para uma conta banc?ria?

    Para ter acesso ao montante desejado voc? dever?, primeiramente, cadastrar o Favorecido e solicitar uma transfer?ncia para qualquer conta banc?ria de sua titularidade ou de terceiros, atrav?s de DOC ou TED.

  • Como fa?o para cadastrar os favorecidos ou destinat?rios das minhas transfer?ncias?

    Para cadastrar um favorecido, voc? primeiro precisa cadastr?-lo como fornecedor ou fornecedor/cliente. Para isso, acesse Cadastros -> Clientes/Fornecedores e na p?gina que se abrir, clique no bot?o Cadastrar.
    Preencha os campos necess?rios e clique em Salvar para confirmar o cadastro.
    Ap?s esta opera??o, acesse MyConta -> Transfer?ncias -> Favorecidos e na p?gina que se abrir, clique no bot?o Cadastrar.
    No campo Nome, selecione o cadastro do favorecido, depois clique na op??o Conta Banc?ria ou Conta Eletr?nica MyConta e preencha os campos necess?rios.
    Clique em Inserir para confirmar o cadastro.
    Os favorecidos cadastrados podem ser editados ou eliminados, para acessar estas ferramentas, basta efetuar a busca do favorecido e efetuar as modifica??es desejadas.
    Caso a conta banc?ria cadastrado tenha alguma tipo de opera??o, o n?mero dever? ser cadastrado antes do nome do favorecido.

  • Como fa?o para solicitar uma Transfer?ncia via DOC?

    Para solicitar uma transfer?ncia via DOC, basta acessar MyConta -> Transfer?ncias - > Conta Banc?ria.
    Selecione o favorecido, o Plano de Contas a que esta transa??o se refere e a opera??o DOC.
    Preencher o valor at? R$ 2.999,99 e clique em Continuar.
    Na p?gina que se abrir?, verifique se as informa??es est?o corretas, digite sua senha de acesso e clique em Autorizar.
    ATEN??O: Esta opera??o deve ser feita at? ?s 15 horas (hora de Bras?lia) para que a transfer?ncia seja realizada no mesmo dia da solicita??o.
    As opera??es efetuados ap?s as 15 horas ser?o executados com data cont?bil do pr?ximo dia ?til.

  • Como fa?o para solicitar uma Transfer?ncia via TED?

    Para solicitar uma transfer?ncia via TED, basta acessar MyConta -> Transfer?ncias - > Conta Banc?ria.
    Selecione o favorecido, o Plano de Contas a que esta transa??o se refere e a opera??o TED.
    Preencher o valor acima de R$ 3.000,00 e clique em Continuar.
    Na p?gina que se abrir?, verifique se as informa??es est?o corretas, digite sua senha de acesso e clique em Autorizar.
    ATEN??O: Esta opera??o deve ser feita at? ?s 15 horas (hora de Bras?lia) para que a transfer?ncia seja realizada no mesmo dia da solicita??o.
    As opera??es efetuados ap?s as 15 horas ser?o executados com data cont?bil do pr?ximo dia ?til.

  • Posso efetuar transfer?ncias entre contas eletr?nicas MyConta?

    Sim. Para transferir valores de sua Conta Eletr?nica para outra Conta Eletr?nica MyConta, basta acessar MyConta -> Transfer?ncias -> Conta MyConta, selecionar o favorecido, preencher o valor e clicar em Continuar.
    Na p?gina que se abrir, verifique se as informa??es est?o corretas, digite a sua senha de acesso e em seguida em Autorizar. O valor ser? creditado imediatamente e o favorecido receber? um e-mail o informando sobre a transa??o.
    Esta opera??o n?o tem custo, limite de valor e nem de hor?rio para execu??o.

  • Quais s?o as tarifas de transfer?ncia para conta banc?ria?

    O saldo dispon?vel na Myconta pode ser transferido a qualquer momento para qualquer conta banc?ria via DOC, TED ou atrav?s de dep?sito banc?rio via cheque.

    Confira a tabela abaixo:

    • DOC - R$ 6,00
    • TED - R$ 6,00
    • Cheque - R$ 2,50